Etapa 02: Implementação - como abrir minha própria loja virtal?

Dada a sequencia de nossos posts, aqui explicamos como você realiza a etapa de Planejamento do seu comércio eletrônico, neste post falaremos um pouco sobre a implantação do seu negócio. Essa fase consiste em dar andamento a tudo aquilo que você já tem definido no papel. Inicialmente esta etapa consiste em três etapas básicas para todos os tópicos em desenvolvimento: Pesquisa, Análise Custo x Beneficio e Implantação.

Você já deve ter uma ideia de quais fornecedores contatar a essa altura, mas é importante que você se atente as necessidades do seu negócio e a garantia de que seus fornecedores supram suas expectativas. Um dos seus fornecedores mais importantes será o fornecedor da sua plataforma, nesta etapa é importante que você entenda que o comércio eletrônico é coisa séria e que você precisará investir tanto tempo quanto investimento financeiro para conseguir atingir resultados verdadeiramente positivos.

Se você já possui uma loja física com estoque dos seus produtos é essencial que você possua integração da sua plataforma com seu sistema de ERP, nem todas as plataformas aceitam integração com determinados sistemas operacionais, atente-se para que essa questão seja revisada antes da escolha da sua plataforma para que não ocorram erros de processamento e você possa dar vasão aquilo que esta sobressalente no seu estoque e repor aquilo que mantem um bom ritmo de saída sem maiores empecilhos e de forma muito mais assertiva.

Na hora de implantação do seu negócio foque nos detalhes que serão extremamente importantes para garantir seu exito. Compre um domínio que seja simplista e de fácil entendimento, preocupe-se com sua imagem, domínios de e-mails são essenciais para garantir profissionalismo, seus clientes precisarão entrar em contato com você através de e-mail e telefone, atente-se a estas questões de relacionamento com seu cliente. Politicas de devolução devem estar bem explicitas para evitar receios com relação a compras.

A questão de logística e formas de pagamento devem ser detalhadamente estudadas para evitar burocracias e falhas desnecessárias. A reputação de um e-commerce depende exclusivamente da experiencia do usuário no ato da compra. Portanto, atentar-se a estes pequenos apontamentos é crucial e vai alavancar de forma considerável seu negócio.

Categorias