Etapa 01: Planejamento - Como abrir minha própria loja virtual?

Falar de um modelo de negócio tão ascendente e inovador quanto o e-commerce requer mais do que a simples vontade de se abrir uma loja virtual. Assim como a abertura de qualquer empresa, possuir um comércio eletrônico requer uma série de cuidados e características fundamentais, não permitindo-se mais espaço no mercado para o amadorismo. Para sua implementação é preciso que você planeje, implemente e consiga geri-lo de forma adequada e coesa, sem improvisos! Portanto esse post vem com o objetivo de auxilia-lo a executar de forma adequada esta primeira parte do processo!

PLANEJAMENTO:

Para executar de forma adequada o planejamento de sua loja virtual é recomendado que você desenvolva um plano de negócio da sua ideia. Esse documento é constituído principalmente de suas projeções para o mercado. Nele você deve falar sobre a empresa, esboçar de forma simples, mas consistente o que será o seu negócio. Para desenvolve-lo de forma correta seguem abaixo alguns tópicos que seu plano de negócio deve ter para se tornar viável:

- Análise do negócio: Pense e descreva seus produtos, como você irá vende-los, quem é você, fale sobre a sua empresa e sua identidade. Qual sera o seu diferencial, quais serão seus valores e qual seu objetivo com a abertura deste negócio.

- Análise de mercado: É importante que você realize uma análise do ambiente ao seu redor para entender qual a forma mais efetiva de inserir-se no mercado. Estude seus concorrentes e suas estratégias, escolha cautelosamente seus fornecedores de produtos e certifique-se de estudar e compreender as tendencias do mercado no qual você pretende se inserir. O timming para o lançamento de um e-commerce é essencial para evitar que seu negócio caia em estatísticas negativas.

- Plano de marketing: Agora que você entende melhor o seu negócio e os ambientes e fatores que o cercam chegou a hora de encontrar alternativas para expor seu negócio e transforma-lo em algo de sucesso. Você precisa desenvolver um plano de marketing que ofereça informações úteis para promoção e divulgação do seu negócio. Entenda quais seus pontos fortes e certifique-se de eximir ao máximo seus pontos fracos. Neste mesmo tópico indico que você utilize a técnica dos 5P’s e fale sobre seu: Produto (como você vai vender o seu produto), Praça (logística, como você ira entregar seu produto, onde irá armazena-lo), Preço (quanto irá cobrar pelo seu produto), Pessoas (clientes, funcionários e fornecedores) e Promoção (como você irá promover seu negócio).

- Plano operacional: Assim que estes tópicos estiverem alinhados foque no seu plano operacional. Toda a parte de compra do cliente é linda e colorida, mas a parte operacional que você devera gerir ao possuir um e-commerce é ainda mais importante uma vez que todo o sucesso de transição das compras vem a partir desta. Foque na questão de funcionalidades da sua plataforma, logística, integrações de sistema, pense no seu armazenamento e desenvolva um fluxograma de como todos os processos vão ocorrer na empresa. Não esqueça que em um e-commerce é importante conversar com seu fornecedor sobre os métodos de pagamento a serem implementados.

- Plano financeiro: Com isso tudo disposto basta agora que você atribua a todos estes tópicos valores, ou seja, é essencial que você desenvolva um plano financeiro, para que possa quantificar e mensurar de forma tácita o sucesso do seu negócio. Desenvolva 4 planilhas principais: Investimento inicial (quanto você irá precisa para abrir o negócio), Planejamento de despesas e receita (faça uma prévia de suas despesas e receitas durante o período de um ano para mensurar sua viabilidade), Planejamento plurianual (essa planilha serve para que você faça um calculo de previsões futuras, com previsão para 5 anos) e por fim faça uma Planilha ROI (que calculará o retorno de investimento).

Pronto, a primeira etapa para desenvolvimento do seu e-commerce estará concluída. É uma etapa bem trabalhosa, mas que com certeza renderá muitos benefícios para o negócio no futuro. Estar com seu planejamento  bem desenvolvido consequentemente aperfeiçoara o desempenho do seu e-commerce.

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